O que é Naturopatia

Naturopatiamin
Podemos dizer que hoje existem três tipos de medicina na prática. A alopatia, a homeopatia e a naturopatia. Sobre o mecanismo de ação das três poderíamos fazer a seguinte comparação: Imagine que ao lado de sua casa exista um terreno vazio que não possua nenhuma construção… Num dado momento você observa que seus vizinhos começam a depositar ali naquele terreno todo tipo de lixo, entulhos e a sujeira naquele lugar começa a atrair para ali todo tipo de insetos, como moscas, formigas, baratas, ratos que além do mau cheiro, começa a infestar a sua casa também destas pragas.

 

Incomodado por esta situação, você vai as autoridades e denuncia o fato. Então, para solucionar o problema, vem a alopatia, com suas drogas pesadas, e desinsetiza o local rapidamente. Mata tudo e vai embora. Por alguns dias, você sente alívio do incômodo das pragas. Mas dali não muito tempo, após ter passado o efeito dos venenos o lixo que ficou ali depositado volta a atrair todo tipo de insetos e roedores novamente e logo você começa a sentir os efeitos indesejáveis em sua casa. Após nova denuncia de sua parte, vem então a homeopatia, com suas substâncias dedetizadoras e espanta todos as pragas, mas além disso, ela faz algo mais importante: faz uma limpeza naquele terreno para não atrair mais insetos para aquele local. Atitude bem mais louvável do que a anterior…

 

Mas depois de todo aquele trabalho de dedetização e limpeza, novamente os seus vizinhos inescrupulosos e sem consciência ambiental, começam a despejar ali no mesmo local toda sorte de lixo e a sujeira começam a cheirar mal outra vez, os insetos, pragas e roedores infestam o terreno novamente e seu suplício recomeça tudo novamente. Depois de uma terceira denúncia, vem agora a naturopatia, e com seus mecanismos próprios, também faz uma dedetização e limpa muito bem o terreno, espantando todo tipo de praga que ali estava, porém antes de partir, resolve ir de casa em casa e conscientizar cada morador daquela imediação sobre os malefícios de depositarem o lixo ali naquele local, e não vai embora antes de conseguir um compromisso de cada um deles de não mais despejarem lixo ali no terreno baldio.

 

Então, a partir daquele trabalho, você nunca mais se incomoda. Qual dos três métodos você achou o mais sensato? Lógico que foi o último. Com essa comparação queremos ilustrar o papel da medicina natural. Ela não é apenas uma medicina que procura atacar os sintomas, mas vai além, ou seja, procura levar uma consciência de mudança de atitudes, de correção de hábitos insalubres e de orientação sobre o modo de viver saudável. Para a consecução desses objetivos, ela lança mão em primeiro lugar da Trofoterapia, a cura e prevenção das enfermidades através dos alimentos, depois também usam a Fitoterapia, a cura pelas plantas, a Hidroterapia, a cura pela água, a Geoterapia, o uso das argilas medicinais, a Helioterapia, a aplicação da luz solar, a cinesioterapia, com as massagens e exercícios e ainda o uso da fé como um grande recurso na prevenção e tratamento das enfermidades. Tudo isso faz parte da Naturopatia ou medicina natural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.